Mas você sabe onde fica o Cazaquistão? Fica na Ásia central, com uma pequena parte na Europa. É o maior país sem costa marítima do mundo e o nono maior do planeta. Antigamente fazia parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e conquistou a independência em 1990. Lá moram 17 milhões de pessoas.
E é nesse imenso país que com a ajuda do Google Maps pessoas encontraram coisas bem interessantes que só podem ser vistas do céu.
As Linhas de Turgai
Primeiramente vamos começar falando da superfície deserta da região de Turgai, onde existem linhas formando gigantescas figuras geométrica. São quadrados, cruzes e outras formações que se estendem por um terreno que equivale a vários campos de futebol. No total – entre montículos, valetas e terraplenagens – há pelo menos 260 traços organizados em cinco formas básicas e segundo pesquisadores, as marcas podem ter sido feitas há cerca de 8 mil anos!
Abaixo, algumas das estruturas.
A maior das estruturas, localizada próximo a um antigo assentamento do período neolítico, é um quadrado formado por 101 montículos, cujas esquinas opostas são conectadas por uma cruz em diagonal.
A área combinada desta formação é superior à da grande pirâmide de Quéops, no Egito.
Porque fizeram essas linhas? Para muitos, são observatórios horizontais para acompanhar o movimento do sol nascente, a mesma teoria usada para explicar Stonehenge.
Foto da maior estrutura no deserto de Turgai. Tem 365 metros de diâmetro! |
Isso porque para faze-las não deve ter sido fácil, então muitos acreditam que não seriam somente desenhos aleatórios, sem propósito (também chamados geogligos)
O Pentagrama de Lisakovsk
Agora vamos falar do Pentagrama de Lisakovsk. É uma estrutura imensa, com mais de 365 metros de diâmetro e que foi construído em 1930, onde antigamente ficava um antigo clube de verão. As árvores foram plantadas na disposição de triângulo e hoje quem vê do céu vê claramente um pentagrama invertido.
Exibir mapa ampliado
O Pentagrama de Aktau
E para finalizar outro pentagrama, em Aktau
Tem 200 metros de diâmetro e foi descoberto em 2013. Fica bem longe do pentagrama anterior, numa região chamada Aktau, perto do Mar Cáspio.
Exibir mapa ampliado
A explicação para esses pentagramas vão desde a relação com o comunismo, cujo a estrela é o símbolo, até base para lançamento de mísseis.
Não podemos esquecer dos antigos astronautas, que muitos acreditam que nos visitavam na antiguidade e nos ajudaram a erguer vários monumentos.
0 comentários:
Postar um comentário